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Entendemos que para acontecer uma construção profunda de conhecimento, uma criança deve ser conhecida e vista. Deve ter espaço para trazer seu EU completo, suas inúmeras perguntas e suas ideias ousadas para a sala de aula, para isso escolhemos trabalhar com projetos investigativos.

APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA E DA PESQUISA

APRENDIZAGEM COM RESPEITO À SINGULARIDADE

APRENDIZAGEM BASEADA NO VÍNCULO

APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA

https://www.youtube.com/watch?v=zkKa0oJD4RM

O Ensino Fundamental busca sistematizar tudo aquilo que as crianças experienciaram na Educação Infantil de forma gradativa, por isso contamos com: uma rotina comprometida com a poética da infância, contextos investigativos que desenvolvem a qualidade nas pesquisas, a arte que permite conhecer o mundo e a si, propostas que os desafiem, a valorização do processo de aprendizagem e o protagonismo.

Dividimos o nosso Fundamental em dois ciclos:

Ciclo 1

1º e 2º ano

Ciclo 2

3º ao 5º ano

CICLO 1 | 1º e 2º ANO

Dentro deste ciclo teremos momentos de atividades permanentes, pesquisas nos projetos que surgem da curiosidade das crianças, sequências didáticas – que servem para construir hábitos e desenvolver a escrita e pensamento matemático – e workshops que ampliam o repertório de nossas crianças no contato com diferentes linguagens e aprofundamentos. 

“As crianças não precisam atingir uma certa idade e nem precisam de professores para começar a aprender. A partir do nascimento já são construtoras de conhecimento. Levantam problemas difíceis e abstratos e tratam por si próprias de descobrir respostas para eles. Estão construindo objetos complexos de conhecimento. ” (Emília Ferreiro)


A alfabetização ganha um espaço maior dentro deste ciclo. Desde muito novos as crianças têm acesso à alfabetização e ao mundo letrado, ainda na Educação Infantil reconhecem a escrita como uma função social – exemplo: quando escrevem ou recebem um bilhete, quando identificam suas atividades com seus nomes, quando em meio a um projeto resolvem fazer uma entrevista, ao ouvir e ler livros nos momentos de contação de histórias.  À medida que vão prosseguindo em sua trajetória, vão também avançando em suas produções, tornando-as cada vez mais próximas de uma escrita convencional. Cada criança constrói sua aquisição de escrita dentro de sua individualidade e no seu tempo por isso, devemos encorajá-las através da confiança, do acolhimento e do respeito.

Letramento matemático

As crianças constroem desde muito cedo hipóteses, ideias particulares para produzir e interpretar representações numéricas. 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), define o letramento matemático como um conjunto de “competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.”

É preciso formar nossas crianças para serem capazes de raciocinar, analisar, deduzir, criar, resolver situações e buscar estratégias inovadoras, ou seja, é preciso ir educando não só na matemática propriamente dita, mas também no raciocínio lógico e dedutivo, sendo a base da matemática, também é imprescindível para ordenar e assimilar toda a classe de conhecimento.

Durante as aulas de matemática, nossas crianças tomam decisões, colocando seus saberes em prática para resolver um problema para o qual, ainda não têm o conhecimento matemático necessário. Posteriormente explicam verbalmente, as estratégias usadas, transformando o conhecimento que era implícito em explícito. Dessa forma, as crianças comunicam e argumentam com os colegas as suas estratégias e a partir dessa troca é possível validar se o que pensaram é verdadeiro ou não. Ao final, com a orientação do professor que acompanhou todo o processo, as crianças são capazes de escrever uma síntese sobre o conhecimento que foi construído.

CICLO 2 | 3º AO 5º ANO

Neste ciclo teremos momentos de vivenciar a estrutura de projetos premeditados, em que a abordagem investigativa se faz presente,  nas atividades permanentes e nas sequências didáticas que permitem ampliar o olhar de nossas crianças em relação à construção de novos saberes, reflexões e soluções diante de novos problemas. A essência do nosso currículo é possibilitar que os diferentes componentes curriculares e workshops possam se encontrar, trazer sentido e transformar o processo de aprendizagem. A autonomia dos nossos estudantes ganha um espaço ainda maior neste ciclo – “O Ensino Fundamental deve incentivar nossas crianças a competência de agir com autonomia, determinação, responsabilidade, flexibilidade e resiliência”. – BNCC.  Desta forma, nosso propósito é desenvolver crianças  autônomas, seguras em relação às suas ideias e criações, que trazem em sua identidade habilidades únicas para trilhar sua própria trajetória,  curiosas e críticas, capazes de explorar e identificar seu potencial e garantir o desenvolvimento saudável de suas competências.   

Informações sobre as disciplinas e conteúdos

O currículo do Ensino Fundamental trabalha com os conteúdos de forma  integrada e contextualizada, para que nossos alunos possam dar significado ao seu processo de aprendizagem. Além de atender aos requisitos legais, vigentes no Ministério de Educação, a organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo, se dá por áreas do conhecimento, tal organização busca favorecer a comunicação entre os conhecimentos e aprendizagens dos inúmeros componentes curriculares. 

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área.

“As competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, perpassando todos os componentes curriculares, e também a articulação vertical, ou seja, a progressão entre o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Finais e a continuidade das experiências dos alunos, considerando suas especificidades.” –  BNCC

Novidade

JORNADA AMPLIADA PARA TODOS OS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

No Ensino Fundamental, nossa jornada ampliada oferece um dia em que a criança permanece na escola em tempo INTEGRAL. 

4 dias | Período Regular

1 dia | Período Integral