Skip to main content

Ensino Fundamental 2

Ensino Fundamental 2
6º ano
Um lugar de evolução.

Nosso objetivo é que cada estudante atinja seu máximo potencial acadêmico, intelectual e social. Desenvolver cidadãos competentes, autônomos, críticos, inovadores, responsáveis e solidários faz parte do nosso propósito. Buscamos desenvolver habilidades, criatividade e soluções para problemas reais que gerem impactos positivos ao bem-estar comum.

Aprender a gerenciar emoções é uma das premissas do nosso trabalho. Desenvolver estudantes capazes de gerir seus sentimentos e conduzir seus relacionamentos de maneira positiva é um dos nossos grandes objetivos.

O olhar para a individualidade e ao mesmo tempo, criar consciência sobre a coletividade são pontos fundamentais do nosso trabalho. No Ensino Fundamental II os estudantes adquirem novas responsabilidades, desenvolvem maior autonomia, são capazes de ser responsáveis por seus processos de aprendizagem e têm a oportunidade de direcionar seus olhares para ocupar seu lugar de forma positiva para a comunidade.

Para 2025, teremos a continuidade para o 7º ano, abrindo novas turmas, ano após ano, até a chegada ao último ano do Ensino Fundamental.

Corpo docente

No Ensino Fundamental II, os estudantes adentram a uma nova etapa de exploração de sua identidade e interesses, por isso, trouxemos para o currículo deste segmento componentes curriculares que oportunizam a ampliação de sua visão de mundo. Nossos professores especialistas trazem em suas abordagens a inquietação sobre os questionamentos do mundo, da curiosidade dos estudantes, do desejo de oferecer uma educação de vanguarda que coloca o estudante como parte fundamental e ativa do processo.

Como dividimos o nosso tempo e o nosso trabalho?

Componentes curriculares

• Português | Língua Portuguesa, Literatura, Jornalismo e comunicação

(gramática e gêneros de escrita)

• Matemática

• Geografia

• Programação

• Educação Ambiental

• Educação Financeira

• Habilidades sócio emocionais | Psicomotricidade Relacional

• Culture | Em 2024: Cinema, Produção Musical e Hip Hop

• História

• Ciências

• Educação Física e Iniciação Esportiva

• Filosofia Dialética

• Iniciação científica

Iniciação científica

Por meio de uma escolha autônoma e consciente, os estudantes têm a oportunidade de escolher um assunto de seu interesse para iniciar seu projeto de pesquisa científica. O professor especialista no tema ficará responsável por acompanhar e direcionar as etapas deste processo.

Investigação fusionada

Uma aula que une os componentes curriculares de História, Geografia e Ciências. Os professores especialistas nas áreas mediam projetos interdisciplinares que se relacionam entre si, possibilitando aos nossos estudantes identificar os conhecimentos prévios, aprofundar e consolidar as temáticas escolhidas durante todo o processo investigativo.

Livros didáticos + projetos

A partir dessa fase, os conteúdos se tornam mais complexos e os projetos mais desafiadores. O livro didático entra como ferramenta do trabalho do professor e de aprendizagem dos estudantes com o objetivo de contextualizar e problematizar os conteúdos da Base.

Segunda e terceira língua

Se tornar um cidadão global capaz de entender e se comunicar com autonomia e de forma efetiva em situações reais da vida é nosso objetivo para os nossos estudantes.

A Língua Inglesa como segunda língua principal, possui uma carga horária de 8h/aulas semanais. Ao final de cada ciclo, os estudantes passarão por testes de proficiência da língua.

O Francês como terceira língua traz a importância de ampliarmos ainda mais o nosso olhar para o mundo. Língua diplomática, utilizada oficialmente na maioria das organizações internacionais como ONU, União Europeia e UNESCO, foi escolhida para enriquecer o currículo do Ensino Fundamental II e ampliar repertórios e oportunidades para os nossos estudantes.

Jornada ampliada

Entendemos que para ir além do currículo base e oferecer às crianças diferentes linguagens e mais oportunidades para a potencialização do pensamento crítico e criativo, precisamos de uma permanência maior da criança na escola.

Por isso, assim como os 4º e 5º anos, o 6º ano possui uma carga horária ainda maior dentro da escola.

Durante 4 dias na semana, o horário das aulas estende-se até às 18h30 e uma vez por semana, às terças-feiras, temos a jornada ampliada, dia em que os estudantes iniciam suas atividades às 8h e finalizam o dia às 17h45.