Ensino Fundamental 2
Ensino Fundamental 2
6º ano
Um lugar de evolução.
Nosso objetivo é que cada estudante atinja seu máximo potencial acadêmico, intelectual e social. Desenvolver cidadãos competentes, autônomos, críticos, inovadores, responsáveis e solidários faz parte do nosso propósito. Buscamos desenvolver habilidades, criatividade e soluções para problemas reais que gerem impactos positivos ao bem-estar comum.
Aprender a gerenciar emoções é uma das premissas do nosso trabalho. Desenvolver estudantes capazes de gerir seus sentimentos e conduzir seus relacionamentos de maneira positiva é um dos nossos grandes objetivos.
O olhar para a individualidade e ao mesmo tempo, criar consciência sobre a coletividade são pontos fundamentais do nosso trabalho. No Ensino Fundamental II os estudantes adquirem novas responsabilidades, desenvolvem maior autonomia, são capazes de ser responsáveis por seus processos de aprendizagem e têm a oportunidade de direcionar seus olhares para ocupar seu lugar de forma positiva para a comunidade.
Para 2025, teremos a continuidade para o 7º ano, abrindo novas turmas, ano após ano, até a chegada ao último ano do Ensino Fundamental.
Corpo docente
No Ensino Fundamental II, os estudantes adentram a uma nova etapa de exploração de sua identidade e interesses, por isso, trouxemos para o currículo deste segmento componentes curriculares que oportunizam a ampliação de sua visão de mundo. Nossos professores especialistas trazem em suas abordagens a inquietação sobre os questionamentos do mundo, da curiosidade dos estudantes, do desejo de oferecer uma educação de vanguarda que coloca o estudante como parte fundamental e ativa do processo.
Como dividimos o nosso tempo e o nosso trabalho?
Componentes curriculares
• Português | Língua Portuguesa, Literatura, Jornalismo e comunicação
(gramática e gêneros de escrita)
• Matemática
• Geografia
• Programação
• Educação Ambiental
• Educação Financeira
• Habilidades sócio emocionais | Psicomotricidade Relacional
• Culture | Em 2024: Cinema, Produção Musical e Hip Hop
• História
• Ciências
• Educação Física e Iniciação Esportiva
• Filosofia Dialética
• Iniciação científica
Iniciação científica
Por meio de uma escolha autônoma e consciente, os estudantes têm a oportunidade de escolher um assunto de seu interesse para iniciar seu projeto de pesquisa científica. O professor especialista no tema ficará responsável por acompanhar e direcionar as etapas deste processo.
Investigação fusionada
Uma aula que une os componentes curriculares de História, Geografia e Ciências. Os professores especialistas nas áreas mediam projetos interdisciplinares que se relacionam entre si, possibilitando aos nossos estudantes identificar os conhecimentos prévios, aprofundar e consolidar as temáticas escolhidas durante todo o processo investigativo.
Livros didáticos + projetos
A partir dessa fase, os conteúdos se tornam mais complexos e os projetos mais desafiadores. O livro didático entra como ferramenta do trabalho do professor e de aprendizagem dos estudantes com o objetivo de contextualizar e problematizar os conteúdos da Base.
Segunda e terceira língua
Se tornar um cidadão global capaz de entender e se comunicar com autonomia e de forma efetiva em situações reais da vida é nosso objetivo para os nossos estudantes.
A Língua Inglesa como segunda língua principal, possui uma carga horária de 8h/aulas semanais. Ao final de cada ciclo, os estudantes passarão por testes de proficiência da língua.
O Francês como terceira língua traz a importância de ampliarmos ainda mais o nosso olhar para o mundo. Língua diplomática, utilizada oficialmente na maioria das organizações internacionais como ONU, União Europeia e UNESCO, foi escolhida para enriquecer o currículo do Ensino Fundamental II e ampliar repertórios e oportunidades para os nossos estudantes.
Jornada ampliada
Entendemos que para ir além do currículo base e oferecer às crianças diferentes linguagens e mais oportunidades para a potencialização do pensamento crítico e criativo, precisamos de uma permanência maior da criança na escola.
Por isso, assim como os 4º e 5º anos, o 6º ano possui uma carga horária ainda maior dentro da escola.
Durante 4 dias na semana, o horário das aulas estende-se até às 18h30 e uma vez por semana, às terças-feiras, temos a jornada ampliada, dia em que os estudantes iniciam suas atividades às 8h e finalizam o dia às 17h45.