Ensino Fundamental 1
Ensino Fundamental 1 1º ao 5º ano
Um lugar de transformações.
Para transformar profundamente o conhecimento de uma criança, ela deve ter espaço para ser quem é, fazer suas perguntas e trazer suas ideias para a sala de aula com confiança. O trabalho com projetos investigativos possibilita que os estudantes assumam uma postura de responsabilidade diante de seus processos de aprendizagem e construção do conhecimento. Valorizamos em nossas práticas as experiências e pesquisas com o respeito aos pensamentos, habilidades e singularidades de cada um, baseadas em um vínculo genuíno entre estudantes e professores.
Método de alfabetização e pensamento lógico matemático.
A alfabetização é um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social de todos os cidadãos que vivem em culturas letradas. Em nossa escola, escolhemos trabalhar com a perspectiva de Emilia Ferreiro, em que a alfabetização é considerada, objeto cultural importante, amplo e complexo. Dessa forma, não entendemos que é preciso separar alfabetização e letramento, pois acreditamos que todas as práticas são da alfabetização e o percurso deve ser respeitado como tal.
Segundo Ferreiro, a alfabetização não pode ser tratada como uma técnica ou instrumento, mas sim como um processo complexo que envolve a construção do conhecimento linguístico e a relação do indivíduo com o mundo. Por isso, em nossa abordagem pedagógica, valorizamos não apenas o ensino das habilidades básicas de leitura e escrita, mas também a compreensão dos significados e contextos em que elas estão inseridas.
A alfabetização, portanto, não é vista como um fim em si mesma, mas como um meio para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Acreditamos que a alfabetização deve ser valorizada em todas as suas dimensões, incluindo as culturais, sociais e emocionais.
Na Matemática é preciso oportunizar situações em que as crianças construam, desde muito cedo, hipóteses e ideias particulares para produzir e interpreter representações numéricas. A BNCC define o letramento matemático como um “ conjunto de competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.”
É preciso formar nossas crianças para serem capazes de raciocinar, analisar, deduzir, criar, resolver situações e buscar estratégias inovadoras, ou seja, é preciso ir educando não só na matemática propriamente dita, mas também no raciocínio lógico e dedutivo, sendo a base da matemática, também é imprescindível para ordenar e assimilar toda a classe de conhecimento.
Disciplinas e conteúdos
Para que os estudantes possam dar significado ao seu processo de aprendizagem trabalhamos com os conteúdos de forma integrada e contextualizada. Assim, organizamos nosso trabalho por áreas de conhecimento, isso permite que as crianças entendam a relação entre as áreas, perpassando por todos os componentes curriculares.
Nosso Ensino Fundamental é dividido em 2 ciclos:
1º ciclo • 1º e 2º ano
Dentro deste ciclo temos momentos de atividades permanentes, projetos investigativos e sequências didáticas, além de propostas diárias que incentivam a leitura e escrita e o pensamento matemático (jogos, situações problema). Além disso, os workshops ampliam o repertório de nossas crianças perpassando por diferentes linguagens.
2º ciclo • 3º ao 5º ano
Neste ciclo teremos momentos de vivenciar a estrutura de projetos premeditados, em que a abordagem investigativa se faz ainda mais presente nas atividades permanentes e nas sequências didáticas.
A essência do currículo desta etapa é possibilitar que os diferentes componentes curriculares e linguagens possam se encontrar trazendo sentido e transformando o processo de aprendizagem. “O ensino fundamental deve incentivar nossas crianças a competência de agir com autonomia, determinação, responsabilidade, flexibilidade e resiliência”. – BNCC.
Workshops
Diversas linguagens são trabalhadas durante o Ensino Fundamental. Linguagens que têm o objetivo de desenvolver as mais diversas habilidades para a vida de nossos alunos.
Fazemos isso por meio de workshops de acordo com o ciclo de cada estudante. São eles:
• Ateliê
• Laboratório de Ciências | a partir do 3º ano
• Educação Financeira | a partir do 4º ano
• Physical Education
• Educação Ambiental | a partir do 3º ano
• Habilidades Socioemocionais e Psicomotricidade Relacional
• Culture: Cinema, Hip Hop e Produções musicais | a partir do 2º ano
• Make it | a partir do 2º ano
• Teatro | 1º ano
• English
• Música | 1º ano
Aulas de Campo
As vivências são importantes para proporcionar às crianças a experiência de sentir, refletir e se colocar no seu lugar de ocupante no mundo. Periodicamente realizamos viagens e passeios pedagógicos para que os aprendizados e experiências avancem os muros da escola.
Horário estendido
2º e 3º anos
Terça, quarta e quinta-feira, aulas até as 18h30.
Segundas e sextas-feiras, até as 17h45.
Jornada ampliada no contra turno
4º e 5º anos
Segunda a sexta-feira, aulas no período da tarde até as 17h45.
4º ano: aulas nas manhãs de quarta-feira a partir das 8h
5º ano: aulas nas manhãs de terça-feira a partir das 8h
*Almoço incluso na mensalidade.