Skip to main content

Educação Infantil

Educação Infantil: um lugar de descobertas.

Os 7 primeiros anos da vida são os mais importantes e complexos do desenvolvimento humano. Nesse período, proporcionar às crianças as melhores e mais saudáveis experiências dentro da escola é fundamental. É o momento de inaugurar o mundo, descobrindo seus encantos com olhar atento à tudo que os cerca.

Por isso, a pedagogia da Solos valoriza e respeita as infâncias e suas particularidades desde a forma de falar e o jeito de agir até a escolha das experiências proporcionadas às crianças. Isso significa que nosso projeto pedagógico é construído em comunidade, atrelando os interesses que demonstram naturalmente e as habilidades que cada criança possui.

A escuta ativa e o olhar atento de nossa comunidade educativa possibilitam a construção de um percurso de aprendizagem colaborativo. Essa capacidade de ouvir nos permite utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ir muito além, desenvolvendo o conhecimento das crianças em todos os âmbitos de sua vida: físico, emocional, funcional e cognitivo.

Afinal, é direito das crianças serem livres para fazer suas próprias descobertas, olharem o novo com curiosidade e contarem com o professor como mediador deste processo onde brincar é parte fundamental.

Tabela de datas de corte para  Educação Infantil e 1º ano

Grupo I

Nascidos entre 01/04/2022 a 31/03/2023

Grupo 2

Nascidos entre 01/04/2021 a 31/03/2022

Grupo 3

Nascidos entre 01/04/2020 a 31/03/2021

Grupo 4

Nascidos entre 01/04/2019 a 31/03/2020

Grupo 5

Nascidos entre 01/04/2018 a 31/03/2019

1º Ano

Nascidos entre 01/04/2017 a 31/03/2018

Acolhimento.

O primeiro passo para a semente brotar é ser bem recebida no solo.

O primeiro ano escolar de uma criança determina como ela vai se relacionar com a escola pelo resto da vida. E para que as crianças se sintam pertencentes ao nosso espaço, nosso período de acolhimento respeita o processo de criação de vínculos.

Como? Com experiências e práticas que promovem a interação entre elas e com os professores dando autonomia para a criança explorar os espaços e as relações. Essas trocas geram confiança, desenvolvem laços e estabelecem relações saudáveis. Com horários flexíveis, é um tempo durante o qual a família é convidada a participar ativamente, reforçando a sensação de segurança para o momento e facilitando o processo de adaptação à nova escola e ao seu novo grupo.

Aprender a descobrir.

O trabalho pedagógico na Educação Infantil.

Nessa fase, o que as crianças vivem determina o que levam para a vida. Ao entender quais estímulos o cérebro delas está preparado para receber, conseguimos provocá-las a viverem e experienciarem com o corpo todo, explorando todos os seus sentidos.

Na Solos, a Educação Infantil  é dividida em duas fases.

Primeira infância • 0 a 3 anos

É durante esta etapa da vida que ocorre o maior número de sinapses neurais. Todos os estímulos e intervenções são pensados para enriquecer os processos de aprendizagem e como premissa, a criação de vínculos, o afeto, o pertencimento e o cuidado consigo e com o outro possibilitam que as crianças se sintam parte de um ambiente seguro e estejam preparadas para iniciar sua vida escolar.

Nossos professores são responsáveis por todos os cuidados. Da troca de fraldas ao descanso e alimentação. Tudo de forma consciente, respeitando o tempo dos bebês. No Grupo 1 e 2, o dia a dia, a curiosidade e necessidade de explorar e conhecer o mundo são usados para as propostas.

A partir do Grupo 3, das vivências diárias nascem os projetos investigativos. Isso quer dizer que, a partir do que experimentam e vivenciam, consolidam suas aprendizagens. Ao trazer o lúdico como catalizador desse processo, ajudamos as crianças a encontrar o extraordinário no ordinário com alegria e entusiasmo.

Segunda infância • 4 a 6 anos

Protagonismo. Nessa fase, as crianças começam a assumir esse papel. É quando os projetos investigativos e de pesquisa, nascidos de seus interesses e curiosidades em relação ao mundo começam a acontecer.

Tendo como ponto de partida o que elas sabem, exploramos as possibilidades e propomos ações que possibilitem a ampliação de seus repertórios.

Literatura

As práticas leitoras contribuem para a ampliação de repertório, de visão de mundo, de imaginação. A partir da Literatura, as crianças compreendem as relações, outros contextos, solucionam problemas, buscam conforto. As histórias contribuem para a formação de estudantes autores, desenvolvem o pensamento crítico e a formação pessoal com significado relevante para a vida em comunidade. A prática da leitura acontece todos os dias em nossa escola, nos mais variados contextos e ambientes. São momentos que permitem falar e debater sobre a realidade, a fantasia, os medos, as alegrias, as seguranças e inseguranças. Nossa biblioteca está repleta de títulos literários e informativos em Português e Inglês para que nossos estudantes sejam leitores conscientes de seu papel para o mundo.

Mindfulness e relaxamento

Em um mundo cada vez mais acelerado e de superexposição à informação, desenvolver a atenção plena e o bem-estar do momento presente é fundamental. Por isso, nos momentos de mindfullness, relaxamento e recolhimento, as crianças aprendem a lidar com situações cotidianas desafiadoras de maneira mais saudável e consciente.

Workshops

Arte, esporte e cultura como parte fundamental de nossa prática. Diversidade das linguagens e das formas de se expressar e se relacionar. A proposta da Solos valoriza isso trazendo os workshops para o currículo. De acordo com a idade, as crianças participam de práticas como:

– Ateliê
– Musicalização
– Psicomotricidade
– Psicomotricidade Relacional

Como tornar visível os percursos das crianças na escola?

Na Educação Infantil, o caminho importa mais que o destino. Entender como a criança se desenvolve e as novas relações que estabelece com o que aprende é fundamental para o nosso trabalho. Na Solos, a avaliação é um processo contínuo que vai muito além de notas e registros. Em reuniões periódicas individuais, os responsáveis recebem as documentações e portfólios que documentam o avanço das crianças ao final de cada semestre.

COMPARTRILHAR: mais uma forma de saber

Compartrilhar é a mostra de projetos da Solos. Nela, apresentamos os projetos realizados pelas turmas, as experiências coletivas e as hipóteses e descobertas realizadas ao longo do semestre.